quinta-feira, 14 de abril de 2016

Maior barba do Brasil

Arthur Trindade Gonzaga Filho, de 62 anos, entra para o RankBrasil com a Maior barba do país. O recorde foi registrado no palco do programa Domingo Show, da Rede Record, comandado pelo apresentador Geraldo Luís, no dia 10 de agosto de 2014.

Durante a atração televisiva, o fiscal do RankBrasil Luciano Cadari mediu o comprimento da barba que atingiu impressionantes 93 centímetros. Após conferir a marca, ele entregou o troféu ao carioca nascido em Botafogo.

O cabelo de Arthur também chama muita atenção por atingir aproximadamente 1,3 m. Assim como a barba, o recordista não corta as madeixas há 21 anos. “Tudo começou com uma pirraça, decidi que nunca mais colocaria uma tesoura em nenhum pelo do meu corpo e foi o que fiz”.

Apesar de não explicar a motivação, o que era apenas uma teimosia virou estilo e hoje faz parte de sua personalidade. “Não corto por nada, já me ofereceram 10 mil reais e não aceitei. Eu cuido pra caramba e levo 40 minutos a uma hora penteando os cabelos todos os dias. A barba lavo sempre e mantenho presa”.

Arthur está muito feliz com o recorde nacional que foi totalmente inesperado. “Nunca tive pretensão alguma. Eu só deixei crescer, mas estou muito satisfeito com o recorde. É muito legal. Uma coisa inédita”.

Atualmente o recordista possui uma fazenda em Lumiar, na zona rural de Nova Friburgo (RJ), onde cria animais como cabras, cavalos, galinhas e coelhos. O Sítio Asa Branca é conhecido como o Camping do Arthur e recebe muitos visitantes.

Tipos de barba: tendências para 2016

Stubble Beard (Sombreada)



Um dos estilos de barba para 2016 é o Stubble Beard, muito usada nos anos 1980, principalmente por ser adotada por grandes nomes como George Michael. A Stubble Beard é um corte bem rente, parecido com uma sombra.

Full Beard (Barba Cheia)


Dependendo do estilo de barba que você use, ela pode passar uma mensagem para a outra pessoa. A Full Beard te deixa com uma imagem forte, viril e autoconfiante. O melhor de tudo é que ela requer pouca manutenção. O ator Tom Hardy geralmente adota o estilo barba cheia.

The Ducktail


Apesar de parecida com a Full Beard, ela tem algumas diferenças, especialmente no queixo. Adotada principalmente pelo ator Travis Fimmel, o Ragnar Lothbrok, da série Vikings, a Ducktail consiste em deixar os pelos das laterais mais rentes, porém cheios, e deixar a barba crescer na região do queixo.

Hipster Beard


A Hipster Beard, apesar de ter uma aparência bruta, requer maior manutenção. E ao contrário do que muitos pessoas, ela precisa ser higienizada com frequência. Para adotar esse estilo, é aconselhável remover o pelo do pescoço e cortar o bigode ao redor da boca.




10 curiosidades sobre barbas.


Pra entender de barba, não basta ter uma na cara. Veja algumas coisas que você não sabia sobre a sua e todas as outras barbas.

1 – Fazer a barba com frequência não faz com que ela cresça mais rápido.

2 – Um homem gasta, em média, 3.350 horas cultivando ou fazendo a barba durante a vida.

3 – A barba cresce mais rápido durante períodos de abstinência sexual.

4 – Desde 2008 a procura por implantes de barba cresceu 600%.

5 – Segundo a revista Forbes, 98% dos homens mais ricos do mundo não possuem barba.

6 – A barba te protege do sol.

7 – 55% dos homens do mundo têm barba ou bigode.

8 – A barba tende a crescer mais rápido durante o verão.

9 – A barba ajuda a saúde da pele. Segundo dermatologistas, fazer a barba é a principal causa de infecções bacterianas no rosto.

10 – Cultivar a barba ajuda a combater os sintomas da asma, já que impede a entrada de poeira ou pólen no nariz.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Historia da Barbearia



No século XVII e XVIII, os barbeiros eram profissionais que viajavam pelas províncias oferecendo seus serviços que incluíam corte de cabelo, sangrias, benzedura e venda de raízes, dentre outras coisas. Como sujeitos em trânsito, os barbeiros levavam histórias, causas e acontecimentos variados, vividos por eles nas localidades.

Os barbeiros eram pessoas extremamente interessantes, pois, além do serviço de barbearia, eles também praticavam o comércio, e toda sorte de serviços rápidos demandados pelas comunidades, incluindo algumas práticas de cura. Antes de 1871, muitas pessoas resolviam seus problemas de saúde recorrendo a boticário, cirurgiões-barbeiros, barbeiros, sangradores e curandeiros, e barbeiros tratar das espadas dos reis.

Por terem grandes habilidades manuais, os barbeiros faziam também extrações dentárias, porque a época ainda não existia a odontologia e muitos cirurgiões na maior parte, cirurgiões práticos não intervinham na boca das pessoas, por receio ou por desconhecimento de que isso seria possível.

Os novos tempos trouxeram às barbearias as infindáveis conversas sobre futebol e política, além de outras variedades.

Nas barbearias passaram diversas gerações de homens à busca de um bom corte de cabelo, boa conversa e ajuda para as suas aflições, dúvidas e males.
Valorizemos esses espaços de cultura, entendendo todo o seu significado histórico, social e cultural.